terça-feira, 20 de novembro de 2007

Rabeta


A rabeta é um dos detalhes mais visíveis da prancha e com mais variantes.

Squash – é a rabeta mais usada por ser a mais compatível com o surf atual. Além disso, com ligeiras modificações, pode ser aplicada a qualquer tipo de prancha, unindo, assim, as características de todas as outras rabetas.

Pin Tail – por direcionar toda a manobra a partir de um só ponto, deixando-as muito abertas e necessitando de muito volume de água para realizar as trocas de borda, são usadas em pranchas acima de 7’ para ondas grandes, ocas e rápidas.

Roun Pin – uma variante da PinTail, por sua vez, possui maior aderência e projeção, o que a faz mais adequada para ondas de tamanho médio e/ou tubulares (Hawaii e Indonésia).

Swallow – é a rabeta que permite maior quebra de linha. Funciona como se a prancha tivesse um duplo pin tail e por isso a direciona de cada uma das pontas, deixando a prancha bem solta. É utilizada para onda gorda e cheia, permitindo maior sustentação e agilidade.

Wings – são utilizados para ajustar o outline do meio com a rabeta em pranchas pequenas e largas. Ajuda a reduzir a área da rabeta, permitindo a troca de bordas em espaços reduzidos. Geralmente são usados com rabeta swallow.

Por sua vez cada rabeta pode ter as seguintes variações:

  • Estreita – manobras mais seguras e fortes.
  • Mais Larga – manobras suaves e de maior sustentação.
  • Mais Redonda – manobras mais suaves e abertas.
  • Pontiaguda – manobras mais agudas e quebradas.