terça-feira, 20 de novembro de 2007

Comprando sua primeira prancha

A compra de uma prancha sempre é marcante na vida de um surfista. A expectativa é enorme. Qual prancha levar? Marca? Tamanho? Tipo de rabeta? Com a posibilidade de comparar a variedade de opções disponíveis hoje, comprar um foguete pronto em uma surf shop pode ser uma boa opção. A seguir alguns toques para ajudar na hora da decisão.


* Se você for iniciante, não tente escolher sua prancha sozinho. Vá com um amigo experiente ou procure uma loja que tenha funcionários treinados.

* Não compre a prancha apenas pelo visual. O mais importante é que ela seja adequada ao seu peso, tamanho, nível de surf e, muito importante, tipo de onda que você pretende surfar.
* Checar a qualidade é fundamental. Nem sempre a prancha mais leve é uma boa. A não ser que você seja profissional, não sacrifique resistência. É melhor levar uma prancha mais pesada, que vai durar mais.

* Enquanto estiver olhando a prancha, aproveite para conferir se as emendas do tecido, bordas e edges não estão danificados. Outra indicação é ficar ligado na formação de pequenas bolhas na base, elas demonstram falta de cuidado no acabamento. Atenção especial se o acabamento final for Speed Finish ou fosco. São opções mais em conta, porém podem esconder defeitos no glass. Assim como as pinturas, que dificultam a detecção de pequenas imperfeições.

* Uma prancha branca sempre durará menos, por causa de exposição do bloco e resina ao sol. Se tiver oportunidade, compre uma prancha pintada.

* 100 reais pode parecer uma ótima economia na hora da compra. Mas lembre que uma prancha de qualidade representa maior durabilidade, maior valor de revenda e garantia que só materias de primeira foram usados na fabricação.

* Antes de sair da surf shop correndo para o mar, veja se a prancha tem garantia. No caso de um problema, como, por exemplo, seu foguete ficar toda amassada em uma semana, você vai ter a quem recorrer.